top of page

Representantes Comerciais sem ambição. Como lidar?

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Você já se deparou com a situação de ter vendedores sem ambição na sua equipe? A falta de motivação e engajamento dos representantes comerciais pode ser um desafio para qualquer negócio. Embora existam ferramentas para incentivar e motivar esses profissionais, como remuneração extra, monitoramento semanal, campanhas de curto prazo e reconhecimentos, é importante lembrar que nenhuma técnica será eficaz se a seleção dos vendedores não for cuidadosa e estratégica.



Neste artigo, vamos explorar a importância da seleção adequada e apresentar uma metodologia eficaz para transformar sua equipe de representantes comerciais.

Selecionar os vendedores certos desde o início é a ferramenta de gestão mais poderosa para transformar seu time. Mas quais são os critérios e características que devem ser considerados na seleção? Abaixo algumas dicas importantes:


 

1. Perfil do vendedor


Um dos primeiros aspectos a serem observados é o perfil do vendedor. É essencial encontrar profissionais que tenham afinidade com a área comercial, sejam proativos, ambiciosos, resilientes e tenham habilidades de comunicação interpessoal. Além disso, é importante que possuam motivação intrínseca para alcançar metas e superar desafios


 

2. Experiência e padrão de atuação


A experiência e o conhecimento do mercado também desempenham um papel crucial na seleção de representantes comerciais, mas o mais importante é ver o padrão de atuação que ele possui no momento. É preferível sim buscar profissionais que já tenham trabalhado na área ou que possuam um bom entendimento do segmento em que sua empresa atua, porém se o que ele faz hoje já não te brilha os olhos, o melhor caminho é continuar a busca.


 

3. Habilidades de negociação e persuasão


Outro ponto a ser considerado é a habilidade de negociação e se ele consegue se posicionar em situações de pressão. Vendedores eficazes são capazes de identificar as necessidades dos clientes, apresentar soluções adequadas e fechar negócios de forma assertiva. Além disso, devem ser capazes de lidar com objeções e contornar situações desafiadoras durante o processo de vendas. Tentar ser muito simpático e amigo do cliente nem sempre é o melhor caminho pois faz com que o vendedor não se posicione em momentos de pressão.


 

4. Capacidade de aprendizado


Uma equipe de representantes comerciais de sucesso deve ser composta por profissionais que estão dispostos a aprender e se desenvolver continuamente. A capacidade de aprender novas técnicas de vendas, entender as mudanças no mercado e adaptar-se às demandas dos clientes é essencial para acompanhar as transformações do cenário comercial.


 

Não perca mais tempo lidando com representantes desmotivados e sem ambição. A 2Grow Consultoria está apta a passar uma metodologia eficaz para transformar a sua seleção em uma ferramenta objetiva e muito mais assertiva que a média de mercado.


Clique no link abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas para impulsionar seu negócio.


Clique aqui e agende um diagnóstico comparativo gratuito!



26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page